'body-fauxcolumns'>

Governo da Bahia

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

IBIRAPITANGA: Gongogi se alegra pelas homenagens recebidas em festa de aniversário da cidade vizinha.


Durante o dia de hoje (02/08), o município de Ibirapitanga fez a culminância da 4ª edição do projeto que traz como tema: Vizinhança, Fronteiras, Histórias, Culturas e Identidades, que prestam uma homenagem a Gongogi e aos municípios de Ubatã, Ubaitaba, Camamu, Igrapiuna, Gandu, Ibirataia, Ituberá, Maraú e Piraí do Norte.

A professora Viviane Santos Aragão, Secretária Municipal de Educação de Ibirapitanga, em entrevista a Jorginho da ACAPEB, apresentador do Programa "Na Boca do Trombone", da Rádio Web Gongogi FM, falou da importância da valorização das cidades circunvizinhas porque todas trazem uma grande contribuição histórica e identitária para o municipio que traz escondido o significado da riqueza do país. "Temos uma equipe grande de professores e visitamos in loco todas as cidades envolvidas apresentando o projeto e recebendo o apoio que tanto agradecemos", conclui a docente.

Segundo o presidente do Ponto de Cultura ACAPEB, Jones Santos, e a Coordenadora Pedagógica da entidade, Professora Juciara Perminio, ficaram surpresos com a presença da comitiva do projeto ibirapitanguense, onde reuniram-se e tiveram oportunidades falar sobre o legado cultural que a instituição vem deixando pra as gerações, sobretudo na valorização do hino a Gongogi, uma verdadeira história contada por Antonio Pereira Barbosa (in memorian). Registraram ainda a importância do samba-de-roda do Mestre Romeu, a cultura africana do Ilê Axé Orussale (Mãe Lea) e ACIAO, o resgate do bumba-meu-boi, as rezadeiras, benzedeiras, caruru de Cosme e Damião, além das belezas naturais providas pelo leito do Rio Gongogi que encanta com a beleza da Pancada Alta.

A programação festiva se estende até amanhã (quarta - 03), com uma missa solene na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 09h30 da manhã e o município abraça toda a região nas comemorações do 56º aniversário de Emancipação Política e Administrativa.

Gongogi fica eternamente agradecida por fazer parte do acervo historico-cultural do município de Ibirapitanga.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas sugestões, críticas e denúncias.

Mais Notícias