'body-fauxcolumns'>

Governo da Bahia

domingo, 15 de outubro de 2017

BRASIL: ATENÇÃO COMEÇOU O HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão 2017/2018 passa a valer à partir da 0h deste domingo (15) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A medida estabelece que os moradores destas regiões adiantem seus relógios em uma hora. Neste ano, o horário diferenciado terá duração de 126 dias e termina em 18 de fevereiro de 2018, data na qual os ponteiros dos relógios deverão ser atrasados em uma hora.
O novo horário vale para o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
A Bahia, no entanto, assim como todos os estados do Norte e Nordeste, não aderiu ao novo fuso-horário. Com isto, haverá a diferença de uma hora entre os relógios do estado e o horário oficial de Brasília.
Os baianos que vão viajar de avião, utilizar bancos, serviço dos Correios e lotéricas devem ficar atentos. Embora não precisem ajustar o ponteiro dos relógios - e nem acordar mais cedo -  o horário de funcionamento de alguns serviços deve ser alterado na capital e interior do estado.
Confira as mudanças:
Aeroportos
A Infraero recomenda que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas para esclarecer dúvidas sobre os horários de voos.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento é mantido das 10h às 16h em Salvador e região metropolitana, nos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz, Pojuca e São Sebastião do Passé;

Nas demais cidades o horário de atendimento ao público é antecipado em 1h, funcionando das 9h às 15h.
Correios
Funcionamento: o horário não será alterado (confira o horário de atendimento da agência de sua preferência no site http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/ );

SEDEX: Horário de postagem no SEDEX deve ser antecipado em até uma hora - os Correios da Bahia ainda não informaram precisamente a alteração.
Lotéricas
Funcionamento: o horário não será alterado - segundo o Sinloba (Sindicato dos Lotéricos da Bahia), o horário de funcionamento das unidades varia de acordo com a localidade da agência;

Apostas: jogos em dia de sorteio serão antecipados e devem ser feitos até às 17h59;
Sorteios: passam a acontecer uma hora mais cedo, às 18h.

HISTÓRICO 
Adotado no Brasil em 1931, o horário de verão é implementado todos os anos desde 1985 com o objetivo de economizar energia nos horários responsáveis pelos picos de consumo no País.
Neste ano, no entanto, o governo federal cogitou extinguir o horário diferenciado após um estudo do MME (Ministério de Minas e Energia) identificar que a mudança traz "resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico".
Após avaliar o levantamento e causar polêmica, principalmente entre os comerciantes, o governo decidiu manter o horário de verão que, no ciclo 2016/2017, resultou em uma economia de R$ 159,5 milhões, de acordo com o MME.
Na ocasião, a pasta afirmou que a economia representa o valor que deixou de ser gasto com o acionamento das usinas termelétricas, geradoras de eletricidade mais cara do que as hidrelétricas. Com as informações R7
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas sugestões, críticas e denúncias.

Mais Notícias